Bastante adorado pelos brasileiros, os vinhos argentinos estão entre os mais exportados para o nosso país, tanto que sua principal uva tinta, a Malbec, recebeu o carinhoso apelido de queridinha dos brasileiros.
Leia mais...

Vinhos Argentinos: Vinhos que são destaque no Novo Mundo e estão entre os melhores do globo

Os vinhos argentinos certamente estão entre os mais apreciados em todo o mundo. O país é um dos maiores produtores de vinho do Novo Mundo, e seus rótulos figuram entre os mais exportados para o Brasil e consumidos pelos brasileiros.

O país também se destaca pelo enoturismo, com suas várias vinícolas que são importantes por seus atrativos turísticos. São locais para quem deseja conhecer o processo de produção do vinho, sua história e degustar excelentes rótulos.

A região de Mendoza

Mendoza é a região mais conhecida e famosa pela produção de renomados vinhos argentinos, concentrando 75% do total de vinhedos do país. É também a casa da primeira Denominação de Origem da Argentina — e da América do Sul — criada em 1989: a D.O.C. Luján de Cuyo.

O extenso território de Mendoza abriga diversas sub-regiões com características muito particulares. Entre as que mais se destacam, estão o Vale de Uco, Luján de Cuyo e Maipú, onde predominam as variedades tintas Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah, Tempranillo e, a grande estrela da argentina, Malbec.

Concentrando a maior quantidade de vinícolas do país, a região de Mendoza conta com a ajuda dos Andes, que servem de barreira para os ventos úmidos do Pacifico, modelando o clima e gerando condições ideais para o cultivo da videira. Tudo isso somado à altitude, heterogeneidade de solos, o clima continental e a água proveniente do degelo, fizeram de Mendoza uma região com condições perfeitas para a produção de vinhos de extrema qualidade.

A uva Malbec

Adquirindo o status de uva mais cultivada no país, desde 2011, a Malbec é a grande estrela da Argentina, tornando-se líder em volume, qualidade e exportações. A uva de origem francesa ficou tão famosa no país que hoje é celebrada nos diversos eventos que acontecem em todo o mundo durante o "Malbec World Day", sempre no dia 17 de abril.

Reconhecido por sua cor intensa e escura, sabor frutado que lembram cerejas, morangos e ameixas, e nítidas notas de café, baunilha e chocolate adquiridas com o amadurecimento em madeira, o vinho Malbec argentino está entre os mais elegantes do mundo, sendo uma das principais escolhas para acompanhar o tão famoso e apreciado churrasco.

Produtores de altíssima qualidade

Vinícolas renomadas com vinhos de alto padrão de qualidade podem ser facilmente encontradas ao longo dos 3.800 quilômetros de extensão norte-sul, onde encontram-se os mais de 214 mil hectares de vinhedos.

Da Patagônia (ao sul) até Salta (ao norte), os mais experientes produtores se aproveitam da diversidade de terroirs que conferem um caráter diferenciado e um perfil próprio a cada variedade, seja tinta ou branca.

Conheça alguns dos produtos mais renomados do país:

Catena Zapata

Fundada em 1902 por Nicola Catena, hoje a bodega argentina Catena Zapata é conhecida por seu papel pioneiro no cultivo e produção de vinhos da uva malbec, e na descoberta de terroirs de altitudes extremas no sopé dos Andes de Mendoza. Em conjunto com a equipe de Enologia e Viticultura de Catena, o instituto Catena do Vinho possui a missão de fazer vinhos argentinos que possam se comparar ao que há de melhor no mundo.

Susana Balbo

Susana Balbo ostenta o título de primeira mulher enóloga da Argentina, sendo a única argentina reconhecida pela revista Drinks Business como uma das mulheres mais influentes do mundo do vinho. Susana que já trabalhou para vinícolas muito importantes como a Catena Zapata, também é reconhecida como a “Rainha da Torrontés”, por ter dominado por completo a vinificação desta uva branca muito popular na região de Salta. Inclusive, Susana Balbo inovou ao criar um Torrontés fermentado por três meses em barricas de carvalho francês, o Susana Balbo Signature Torrontés Barrel Fermented.

Kaiken

Propriedade de Aurelio Montes, também fundador da Bodega Montes no Chile, a Kaiken tornou-se uma das mais modernas e respeitadas vinícolas argentinas. Com vinhedos nas regiões de Mendoza e Salta, além dos vinhos de excelente qualidade, a bodega também se destaca por promover uma cultura sustentável em todas as fases do processo de elaboração de seus vinhos e por ter conquistado a certificação vegana a partir de 2020.

Michelini i Mufatto

Michelini i Mufatto é a vinícola familiar de Andrea Mufatto, Gerardo Michelini e Manuel Michelini, que além de produzir em Mendoza, também contam com vinhedos em Bierzo na Espanha e Maldonado no Uruguai. A filosofia da bodega é fazer vinhos orgânicos com uma abordagem baseada no respeito à natureza e pouca intervenção.

Pensando em comprar vinhos argentinos de qualidade?

Na Vino Mundi você pode comprar vinhos argentinos de qualidade e procedência 100% garantida. Nossa loja virtual é totalmente segura e em poucos cliques você adquire vinhos de renomados produtores com os melhores preços. Faça sua compra online e aproveite!

Alamos Cabernet Sauvignon
Últimas unidades
R$ 107,79
Amalaya Malbec
Últimas unidades
Amancaya
Últimas unidades