Vinho rosé: o estilo de vinho perfeito para o clima tropical do Brasil. Leves, aromáticos e versáteis, estes elegantes vinhos podem ser encontrados nas mais diferentes variações e estilos.
Leia mais...

Vinho Rosé: características e peculiaridades do vinho queridinho do verão

Aromático e extremamente versátil à mesa, o vinho rosé se destaca nas estações mais quentes do ano por sua refrescância e leveza.

Também é considerado um vinho muito elegante, não apenas pelo sabor, mas também pelas diferentes tonalidades rosadas e, por vezes, ser armazenado em garrafas com design diferenciado.

Tendo como seu maior produtor a França, o vinho rosé também é frequentemente associado ao amor e à paixão. Dono de uma presença e charme único, costuma fazer parte de muitos encontros românticos.

O vinho rosé pode ser encontrado nas mais diferentes variações e estilos, podendo ser mais ou menos seco, além de mais leve ou mais encorpado. A escolha vai conforme o paladar e preferência de quem degusta, ou até mesmo da harmonização desejada.

Pensando em proporcionar uma experiência completa para o seu paladar, nós da Vino Mundi separamos algumas curiosidades e informações úteis para quem deseja se aprofundar nos vinhos rosés. Confira:

Quais os segredos da cor e sabor do vinho rosé?

O segredo da sua cor inconfundível, que pode variar entre rosa e tons de pêssego, está em seu modo de produção, já que sua cor é definida pelo curto contato entre o suco e as cascas de uvas tintas.

A produção pode acontecer através de prensagem direta, maceração curta ou sangria. Sua fermentação sem cascas origina um sabor delicado, além de sua coloração e aromas únicos. Entre suas versões e diferentes modos de preparo, há ainda vinhos rosés que resultam da mistura entre vinhos tintos e brancos.

A acidez única do vinho rosé também merece destaque, visto que é influenciada por fatores diversos, tais quais o clima e as uvas utilizadas em sua produção. Essa acidez também é responsável pela conservação da bebida. Já o ponto de maturação das uvas influenciam diretamente em seu aroma frutado, que faz toda a diferença na experiência da degustação.

Vinhos rosés e brancos costumam ter a acidez mais acentuada que os vinhos tintos, visto que as uvas geralmente são colhidas antes de amadurecer totalmente. Isso porque quanto mais maduras, mais alcoólico e menos fresco pode ser o vinho.

Opções de harmonização para vinho rosé

Os vinhos rosés oferecem infinitas possibilidades de harmonização, capazes de agradar diferentes paladares. A acidez destes vinhos ajuda a “limpar” o palato, proporcionando maior desfrute do contraste de sabor dos alimentos.

Frutos do mar:

Costumam ser uma combinação sofisticada e bastante saborosa. O vinho rosé pode ser harmonizado com peixes finos, como salmão, além de polvos, lagostas e camarões. Também é uma excelente e prazerosa combinação com sushis e sashimis. Para as diversas opções de peixes e frutos do mar, sugerimos o vinho italiano Tramari Primitivo Rosé, que já esteve entre os mais vendidos de edições passadas do nosso evento Vino Mundi Wine Lounge.

Queijos:

Um dos aperitivos preferidos quando o assunto é vinho, os queijos são mais que bem-vindos em harmonização com vinho rosé. Entre os mais indicados estão os queijos brie, de cabra, gouda e demais queijos de casca branca. Para esta harmonização, indicamos o Paul Mas Claude Val Rosé, vinho que ano após ano figura na lista dos mais vendidos da Vino Mundi.

Carnes:

Algumas preparações à base de carne suína também harmonizam bem com o vinho rosé, uma vez que a acidez do vinho vai de encontro com a gordura e o sal da carne. Para as carnes suínas sugerimos o Antinori Scalabrone Rosato, um rosé de mais corpo devido a sua produção com as potentes uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot. As carnes de aves, como frango, também são bastante indicadas para combinar com o vinho rosé. Neste caso, sugerimos o Estandon Brise Marine Mediterranee, um vinho de excelente relação custo-benefício, além de bem equilibrado, agradável e fácil de beber.

Massas:

A acidez do vinho rosé o torna ideal para harmonizar com massas e molhos de tomate. Aqui as possibilidades são infinitas, como uma macarronada, lasanha, nhoque ou ainda uma deliciosa pizza. O vinho argentino Susana Balbo Crios Rosé of Malbec é uma das excelentes opções disponíveis na Vino Mundi para esta harmonização.

Doces e sobremesas:

A combinação de versões mais doces do vinho rosé com sobremesas também se demonstra excelente, podendo ser servido com diferentes sabores de tortas ou porções de frutas. A leve e agradável doçura do Sutter Home White Zinfandel faz dele um dos mais indicados rosés para combinar com pratos doces.

Onde comprar vinho rosé de qualidade com preço justo?

Apreciadores de vinho rosé que priorizam qualidade e preços justos podem encontrar na Vino Mundi produtos de altíssimo padrão, nacionais e internacionais.

É possível selecionar a faixa de preço do seu interesse, o tipo de harmonização que deseja, a região onde o vinho foi produzido e adquirir produtos de marcas conceituadas, como Emiliana, Domaines Paul Mas, Freixenet, Viña Montes, Susana Balbo, entre tantas outras.

Faça a compra online de seus produtos favoritos e tenha uma experiência de degustação prática, saborosa e completa